Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Noites Mais Frias - Diário de Bordo

(Gente Bonita, procuramos ser cronológicos neste post. Portanto, vocês aproveitariam mais ainda lendo e vendo os vídeos na sequência em que estão. Os pequenos trechos filmados procuram ilustrar de forma breve o que foi dito com as palavras.)

Muita gente já ouviu, curtiu e baixou a primeira canção da Vermelho Vivo, Noites Mais Frias, no endereço www.reverbnation.com/vermelhovivo.

E foi para sanar a curiosidade dos muitos que perguntaram sobre o processo de gravação que foi feito este post, com alguns vídeos caseiros gravados durante o trabalho em estúdio.

Muita gente não sabe o trabalho que uma gravação em estúdio pode dar. Um trabalho desgastante, demorado, por vezes penoso mas, ainda assim, completamente mágico, gratificante e saboroso.

Este post procura mostrar quase tudo que a Vermelho Vivo fez dentro do estúdio para registrar Noites Mais Frias, o primeiro single. Divirtam-se.



Com a palavra, Alex Manzi:

“Fiz a letra já há algum tempo sobre uma melodia que Samir tinha me mostrado. E, desde a época em que terminamos, eu já sentia que ela tinha sido um grande trabalho nosso. Isso porque a canção me emocionava por demais, sempre que a escutava nas nossas gravações caseiras.”

Samir completa:


"O primeiro esboço dessa melodia veio há algum tempo, durante uma aula de Patologia na universidade. Ficava cantarolando, assobiando e gravando pequenos trechos de músicas já que a aula em si era muito complexa. Ela então ficou um tempo na gaveta, até que ano passado resolvi colocar um arranjo e terminá-la de vez. Sabendo das habilidades literárias do Manzi, passei pra ele a música com uma letrinha qualquer em Inglês, apenas pra segurar a melodia, e ele então fechou o trabalho com chave de ouro."

Nassif desenhou o arranjo da canção e foi tudo colocado em ação dentro do estúdio. A seguir, a ideia de Manzi e a gravação dos misteriosos grilos que introduzem a canção aos seus ouvidos:



Era previsto apenas um violão, mas o efeito estéreo sugerido enriqueceu a gravação e fez a cama necessária para as palavras e voz de Manzi e para o passeio imaginado por Nassif dos outros instrumentos. Aqui, Samir no aquário violonizando a base da canção:



Base pronta, com as breves entradas da guitarra, foi a vez de colocar o teclado, que dá nova cor ao arranjo assim que se faz presente. No vídeo, Samir faz pequeno aquecimento antes de gravar o teclado definitivo:



Com toda a base instrumental já gravada, faltava a voz de Manzi. Nos dois vídeos a seguir, o momento que antecede a preparação para a gravação da voz, com as gracinhas do Sr. Nassif:



E a gravação propriamente dita:



E agora, todos vocês têm nas mãos e nos ouvidos essa canção que encheu de orgulho Samir Nassif e Alex Manzi. Muitos já se pronunciaram sobre o impacto que a canção teve. Muitos já se emocionaram ao ouvi-la. E você, que se dispôs a ler, ver e ouvir até aqui? O que achou de tudo? Suas palavras, tenha certeza disso, farão muita diferença para a Vermelho Vivo e para o que há por vir. Comente aqui, ainda que anonimamente. Se ainda não ouviu Noites Mais Frias, ouça. Se já ouviu, baixe e tenha a  canção em seu computador, em seu mp3 ou celular. Se já fez tudo isso e acha que a qualidade do trabalho merece, divulgue, apresente a banda aos amigos. Vamos adorar a ajuda.

Um abraço bem apertado e musical em todos.



Ainda não baixou Noites Mais Frias?
Clique aqui.

Ainda não curtiu a nossa página no Facebook?
Clique aqui.


Ainda não nos segue no Twitter?
@vermelho_vivo


Ainda não escreveu pra nós?
bandavermelhovivo@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Samir e Alex,
    amei o blog de vocês. Bacana demais o escrito, o plano de fundo,a suavidade da voz do Alex e dos sons que saem dos dedos do Samir. Acho muito lindo a parceria de vocês. Que Deus os ilumine sempre.
    Beijos
    Carmem Clara
    Obs: A escolha do nome foi uma bela sacada!
    os Vs de vermelho e de vivo lembram VITÓRIA, VENCER, VIVER...

    ResponderExcluir
  2. Carmem, sempre querida, sempre presente.

    Muito obrigado pela torcida e pelas carinhosas palavras. Samirzito realmente é um parceiro de muito valor e irmão musical dos mais fortes.

    Os V's dão força mesmo, né?

    Obrigado pela presença aqui TAMBÉM.

    Beijão.

    Manzi.

    ResponderExcluir
  3. E aí Paty? Brigadão pela visita e pelos comentários positivos! É uma grande honra ter uma fã tão especial torcendo por nós. Queremos te ver nos shows!

    Bjo!

    Samir

    ResponderExcluir
  4. Musica Top, sem palavras, assim como todas!!

    Muito bacana!! Acompanho sempre!!!

    Grande ABraco

    Rafael Raimundi

    ResponderExcluir
  5. Grande e querido e sempre presente Rafa!

    Muito obrigado pela presença, meu velho. Em breve, muito breve, novas canções chegando aos seus ouvidos. Espalhe a notícia!

    Aquele abraço apertado.

    Manzi.

    ResponderExcluir